"Bedtime Stories" é o sexto álbum de estúdio de Madonna, lançado em 25 de Outubro de 1994, vindo após a sua era polêmica “Erotica”. O álbum funcionou como uma limpeza de imagem, trazendo como premissa um estilo RnB e Hip Hop, tendo letras românticas, reflexivas e que convidam realmente a dançar lentamente e se acalmar. “Bedtime Stories” significa “História de Ninar”, e na premissa de acalmar e trazer bons sentimentos, o álbum funciona bem, mas não é nada maçante (diferente de outra artista loira aí).
Survival
A Primeira faixa já abre resumindo o que o álbum vai ser: vozes aveludadas, ritmo de RnB, batidas penetrantes, chocalhos e corais e uma melodia animada, mas suave, nos introduz a primeira história de ninar que Madonna nos conta: ela sobriveviveu!
“Eu nunca serei um anjo
Eu nunca serei uma santa, é verdade
Estou preocupada demais com minha sobrevivência
Seja paraíso ou inferno
Eu estarei vivendo para contar”
Em “Survival”, Madonna quer falar que apesar de todas as críticas, de tudo que passou (na era Erotica) ela sobreviveu! E que tudo não passou de uma questão de sobrevivência, onde ela fez tudo aquilo que fez porque queria sobreviver.
Secret
A Segunda faixa, é o primeiro Single do álbum. Secret é uma música que é introduzida por um violão e pela voz suave e apaixonante de Madonna, que depois pende para uma batida forte de RnB, os acordes de violões e guitarras e as vozes sussurrantes e adocicadas de Madonna se misturam com a batida penetrante, numa música sensual e relaxante, sexy e apaixonante, e ao mesmo tempo misteriosa. Se o álbum não tem referências sexuais, essa música nos desperta mil sentimentos e sensações que vão além…
Nessa música, ela fala sobre ser a confidente de seu amante, que tem um segredo, e que somente ela (pov: você) sabe desse segredo
“A felicidade está na palma de nossas mãos
Levou muito tempo para compreender
Como poderia ser
Até que você dividiu seu segredo comigo”
I'd Rather Be Your Lover
Aqui ela abusa do RnB pesado que pende pro Hip Hop, a voz da Madge está mais aberta, o rapper Meshell Ndegeocello faz uma pequena participação de 8 segundos nessa música. Na letra, ela diz que poderia ser qualquer coisa, mas prefere ser amante (namorada, não no sentido literal brasileiro de adultério)
Essa música era pra ter a participação do rapper Tupac (namorado de Madonna na época) inclusive tem uma versão demo no youtube dessa música, mas com o término deles e prisão de Tupac, não rolou.
“Eu poderia ser sua irmã, eu poderia ser sua mãe
Nós poderíamos ser amigos, ou até mesmo seu irmão
Mas eu prefiro ser sua amante
É isso ai, Eu prefiro ser sua amante”
Don't Stop
Essa música é totalmente pra cima, alegre e dançante, com bastante instrumentos (guitarras e baixos) e o ritmo exarcebado de RnB dançante. Madonna canta alegremente com a voz levemente aguda, pedindo para que ninguém pare de dançar. Essa música na época foi single nas rádios do Brasil e tocou bastante aqui. É uma canção latejante e realmente que convida a “Não parar!”
“Não pare de fazer o que você está fazendo, amor
Não pare, continue se mexendo, continue curtindo”
Inside Of Me
Quem ouve e lê a letra dessa música por cima acha que Madonna está cantando sobre um parceiro que se foi. Mas não, “Inside of Me” (No meu Interior) fala sobre sua Mãe, que faleceu quando Madonna tinha 5 anos, e deixou uma grande marca na vida dela. O Ritmo de RnB segue o mesmo das outras 2 músicas anteriores, mas o que muda são as vozes agudas e sussurrantes da Madge, que perduram por toda a música. É uma música levemente triste, e reflexiva, porém calma.
“Eu sempre irei ter você, dentro de mim
Mesmo se você partir
O amor continuará aqui
Amor, dentro de mim”
Human Nature
Aqui a vibe do álbum muda drásticamente, de RnB leve para Hip Hop pesado e agressivo. Sussurros se misturam com as vozes debochadas e agressivas de Madonna. Aqui ela pergunta, e responde
“Eu falei alguma, verdade?
Oops!
Eu não sabia que não podia falar sobre… Sexo!”
Human Nature foi o terceiro single do álbum, foi uma grande resposta a todas as críticas que Madonna recebeu durante a era Erotica, e toda a hipocrisia das pessoas que a julgavam. É um hino de não-arrependimento, de liberdade e força, carregado de força e expressividade como ela mesmo sussurra durante toda a música:
“Sempre se expresse, não se repreenda”
Batidas penetrantes embalam esse Trip Hop pesado, que pra mim é uma das melhores do álbum.
“E não me arrependo (não me arrependo)
É a natureza humana (é a natureza humana)
E não me arrependo (não me arrependo)
Não sou sua puta, não jogue sua merda em mim (é a natureza humana)”
Forbidden Love
“Amor Proibido”, uma música bem apaixonante, em ritmo funk (Funk internacional, não brasileiro) com sussurros (dessa vez sussurros de VERDADE, se ouvir no fone vai achar que tem alguém sussurrando no seu ouvido) e uma batida gostosa de se ouvir. É uma música romântica, de ouvir com o parceiro.
“Não, não me importo se isso não é certo
Para ter seus braços em volta de mim
Eu quero sentir o que é como
Tome tudo de você dentro de mim”
Love Tried To Welcome Me
Continuando num estilo romântico, o álbum só melhora cada vez mais, essa música eu não entendo bem a letra. Mas como Madonna disse, parece que é sobre alguém que é atraído pelos sentimentos de tristeza, pelos sofrimentos, que vê amor no sofrer. “O Amor tentou me receber bem”. Enfim, eu amo essa música, é melancólica, mas ao mesmo tempo é cativante e gostosa de ouvir, tem uma batida misteriosa, um violão bem tocado e a voz de Madonna está doce e linda. É como uma aceitação da melancolia e da tristeza, como uma forma de amor e de carinho também, de aceitar nossos amores internos.
“E eu preciso confessar, que ao invés de primavera, é sempre inverno
E meu coração tem sempre sido um caçador solitário, mas ainda assim
(O amor tentou me despedaçar)
O amor tentou me receber bem
Mas minha alma recuou
Culpada de tanto desejo e pecado
(Eu estava coberta de poeira e pecado)
O amor tentou me envolver”
Sanctuary
Essa música é incrível, se quer ouvir, ouça no fone. É realmente uma viagem a um santuário, com uma batida que penetra nos ouvidos e cativa a alma. A Voz dela está suave e calma, e os efeitos sonoros remetem a uma floresta, a natureza, a flautas, mesmo sendo meio eletrônicos, é uma grande viagem, e cada um tem uma impressão diferente dessa música, mas tenho certeza que todos se reconectam a própria alma.
“Quem precisa de um sorriso, quando uma lágrima é tão cheia de amor?
Quem precisa de um lar, com as estrelas lá em cima?
Estando em seu coração, eu quero ser levada
Você é… meu santuário”
Bedtime Story
O Fim de “Sanctuary”, é o começo de “Bedtime Story”, tanto que pra mim é impossível ouvir uma sem ouvir a outra, é como ouvir 911 sem ouvir Chromatica II. É Uma transição. Bedtime Story foi o último single do álbum, e teve um clipe incrível. A música, toda em ritmo de Dub, que estava em alta nas boates da época, fala pra nós valorizarmos o subconsciente e deixarmos de lado as palavras, pois elas não significam tudo aquilo que queremos dizer. É mais uma música que exprime uma viagem, mas dessa vez, ao subconsciente completo, abrindo a mente, e os olhos daquilo que não vemos sobre nós mesmos.
“Vamos ficar inconscientes amor?”
É com uma voz suave e um ritmo calmo, mas nada maçante, eletrônico e dançante que Madonna convida a dançar sem rumo por uma viagem sem fim pelo nosso subconsciente.
“Hoje é o último dia que eu estou usando palavras
Elas se foram, perderam seu significado
Não funcionam mais
Viajando, deixando lógica e razão
Viajando, aos braços da inconsciência
Viajando, deixando lógica e razão
Viajando, aos braços da inconsciência”
Take a Bow
O Auge do Romantismo desse álbum está aqui, nessa balada melancólica que Madonna alcançou o 1# na Hot 100 por 7 semanas. Foi o segundo single do álbum e fez estrago. Take a Bow fecha o álbum com chave de ouro, é a maior história de ninar, sendo uma música calma e lenta, com acordes orientais, e as vozes de apoio de Babyface. Madonna vem cantar, que mesmo sendo apaixonada, entende que uma hora, tem que acabar com o relacionamento, pois como o show de todo artista, tudo acaba, e todos aplaudem, mesmo com saudade, devemos dar Adeus, devemos deixar partir, demos nos curvar e agradecer.
E é com esse ato, que Bedtime Stories acaba, a nossa última história de ninar é essa
“Eu sempre fui apaixonada por você (sempre com você)
Acho que você sempre soube que é verdade (você sabe a verdade)
Você não deu valor ao meu amor, por quê, oh, por quê (por quê, oh, por quê?)
O show acabou, diga adeus
Diga adeus (tchau tchau)
Diga adeus
Diga adeus”